Antes da regata foram dois dias de trabalho no barco e no dia 27 recebemos um tripulante para reforçar o nosso time.
A regata Aratu-Maragojipe é a mais importante do Brasil na categoria percurso e uma das mais importantes da América Latina, nesse ano foi realizada sua 41ª edição. A organização estimou em 400 barcos e quase 2000 velejadores inscritos, fora as lanchas, jets e outros veleiros que acompanharam a regata. A regata teve início às 9h, quando diversas embarcações sairão do Aratu Iate Clube em direção às proximidades da Ilha de Maré, onde se posicionarão para assistir a largada da prova, dividida em três tempos: às 10h os barcos mais lentos largam entre a Ilha de Maré a o farolete da Base Naval de Aratu; logo em seguida, às 10h30 largam os barcos com velocidade média; por último, às 11h, é dada a largada aos mais velozes. Segundo os organizadores da prova, essa divisão foi feita em razão das diversas modalidades e do grande número de barcos participantes. O objetivo é fazer com que os barcos mais lentos saiam primeiro para que, no rio Paraguaçu, todas as embarcações estejam mais ou menos juntas.
O percurso da prova é de aproximadamente 32 milhas náuticas, o equivalente a 60 km, porém, o tempo para conclusão da rota varia entre 2h30 (embarcações mais velozes) e 7h (as mais lentas). Em Maragojipe fomos recepcionados pelas autoridades locais e pelos moradores no píer da cidade. Próximo ao local de chegada, uma estrutura foi montada para a realização de apresentações do carnaval de Maragojipe, samba de roda, teatro, grupos afro, rodas de capoeira e exposição de artesanato local. E ainda degustamos pratos típicos baianos em um jantar preparado por restaurantes da região.
Na verdade a regata é uma grande festa que começou no dia 27 a noite, em uma grande festa de abertura, junto com a reunião dos comandantes no Aratu iate clube e as 19 horas do dia 28 teve inicio no Mercado Municipal de Maragojipe um grande jantar para os velejadores, logo após teve show de Alcione e bandas locais na praça da cidade.
Mas para nós a regata em si foi um fiasco! Estávamos em três (na verdade quatro com a nossa mascote). Logo ao sairmos do clube em Aratu uma rede de pesca se enroscou nos hélices e no eixo, nos obrigando a mergulhar para cortar os cabos e as linhas, A baixa visibilidade da água e a correnteza só pioraram as coisas, e para dificultar ainda mais, toda a “operação” foi feita com o barco em movimento, por pura preguiça de abaixar as velas e jogar a ancora! O resultado disso foi alguns cortes e nossa largada 2 horas após os demais barcos, mas em compensação logo após sairmos acendemos a churrasqueira, ligamos o som e fomos curtindo as belas paisagens da região.
Chegamos por volta das 18, jantamos e fomos conhecer a cidade.
Hoje acordamos todos super cansados, mas mesmo assim arrumamos todo o barco e partimos para o iate clube da Bahia em salvador. Ficamos bem próximos ao mercado municipal, ao elevador e ao farol da Barra, e claro que nesse trajeto até salvador fomos assando uma carninha!
Ancoramos em Salvador as 20 horas, saímos de Maragojipe na hora do almoço e mais uma vez o vento não nos ajudou muito. Amanhã vamos dar uma volta pela cidade e no fim da tarde pretendemos ir para morro de São Paulo, apesar de termos de voltar mais 30 milhas, passamos um dia por lá e descemos mais trinta milhas até Camamu, mas não decidimos ainda, pois depois serão mais 60 milhas para acrescentarmos nas 500 até Recife!
Aproveita a cidade mlq. (:
ResponderExcluirCaio
o bloguezito tá muito beem feito, e os textos muito beem formulados ! aproveita td ai .. Sucesso mais uma vez ! ;*
ResponderExcluirPrimo...Aproveite bastante. É uma oportunidade de uma vida. Você é o orgulho da familia.
ResponderExcluirVisite meu blog também:
vixhip.blogspot.com
MLK !! tu ta onde cara ..?!
ResponderExcluirte desejo uma viajen tranks , tudo vai dar certo ai pra vcs .
saudades
abrass